Dicas para sua equipe fazer viagens corporativas mais produtivas

Viajar é uma maneira eficaz da empresa adquirir novos clientes e investidores.  Entretanto, é preciso que sua equipe esteja bem preparada e que empresa tenha uma boa gestão de viagens corporativas, para proporcionar uma experiência positiva para as finanças da empresa, para os colaboradores e, claro, para os clientes. 

 

Apesar de toda a preparação para a viagem, sabemos que ela pode trazer desconforto ao funcionário e imprevistos podem acontecer. Ainda mais tratando de negócios, a tensão pode ser maior! Diante disso, o que pode ser feito para melhorar a experiência de viagem?

 

Como deixar o funcionário mais focado no que tem que executar, porém de uma maneira mais prazerosa e relaxante? Tornar a viagem corporativa mais produtiva é um elemento essencial que merece destaque e atenção. Veja as dicas que separamos para que a sua viagem corporativa seja mais produtiva.

 

1-Faça um checklist da viagem

 

A grande dica é a antecipação! Portanto, o colaborador ou a empresa devem verificar voos e reservas de hotel assim que souberem que terá que realizar uma viagem corporativa. Isso irá ajudar a obter as melhores ofertas e poupar algum dinheiro muito necessário naqueles estágios iniciais do negócio.

 

Além disso, agindo cedo, terão mais opções para voos com menos movimentações e hotéis convenientes com grandes comodidades. Também será possível encontrar reservas em ótimos restaurantes com boa culinária, além de ambientes agradáveis.

 

Planejar com antecedência também mostrará aos fornecedores, clientes e investidores que a empresa e o funcionário responsável pela negociação são organizados e responsáveis. Vale destacar que quando se está trabalhando em um negócio, as pessoas não apenas prestam atenção ao seu produto ou serviço. Elas vêm o colaborador como como um viajante de negócios, o qual representa a empresa.

 

2- Mala otimizada

 

Esta dica se destina diretamente ao colaborador viajante. O voo, geralmente,  nos deixa cansados, então tente simplificar a viagem otimizando a sua mala de maneira objetiva. Para começar, não leve sacolas ou bolsas, a menos que  seja muito necessário.

 

Planeje suas roupas para cada dia de sua viagem, para que você não leve itens em excesso. Reduza sua carga enviando artigos da empresa, tais como amostras do produto adiantado. Eles acrescentam peso e podem deixar a sua mala ainda mais pesada. Além disso, certifique-se de ligar para o hotel com antecedência para verificar novamente se está tudo certo com a sua hospedagem e despacho da bagagem.

 

3-  Não desperdice o tempo de voo

Uma coisa que geralmente pode-se planejar é o tempo que o colaborador passará no avião. Assim, mesmo que o colaborador não tenha uma conexão com a internet, ele poderá escrever e-mails para enviar posteriormente, ou trabalhar em alguma apresentação ou algo que pode ser salvo em seu desktop ou tablet.

 

No entanto, também é essencial tirar um tempo para relaxar, ouvir uma boa música, assistir um bom filme ou ler um livro que gosta. Isso vai te tirar o tédio, ainda mais quando o tempo de voo é longo.

 

4- Aproveite para conhecer lugares

 

Em vez de se apresentar apressado durante as reuniões olhando sempre para o relógio, o colaborador deve passar um tempo se recuperando. Você, colaborador, não quer que os novos contatos se lembrem de você por ser mal-humorado, não é verdade?

 

Outra questão importante é: que proveito terá ao viajar se você nunca sai do seu quarto de hotel? Vá passear, ou aprecie um belo cappuccino em uma cafeteria. Lembre-se que o crescimento pessoal fará de você um líder melhor, e experimentar culturas diferentes expandirá a sua mente. Aproveite a oportunidade para olhar para o mundo de um ângulo diferente.

 

5- Organize todas as informações da viagem

 

Viagens de negócios podem produzir uma avalanche de novas idéias e contatos que são impossíveis de absorver ao mesmo tempo em que se trabalha. Por isso, organizar essas informações vai garantir que o funcionário não esqueça de nada quando chegar em casa.

 

É indicado usar um aplicativo como Evernote, por exemplo, para organizar esses dados. Ele organiza rapidamente novas informações, sincroniza-os com outros dispositivos e também tem o recurso para compartilhá-lo com os membros da sua equipe.

 

6- Priorize as novas conexões

 

A maioria das viagens de negócios oferece amplas oportunidades de networking. Por esse motivo, é importante incluir isso na lista de prioridades, antes e depois das reuniões. Estabelecer contato com palestrantes, fornecedores, investidores e contatos de feiras via LinkedIn ou outras plataformas de networking, trará possibilidades de parceria.

 

Alcançar essa estratégia ajudará a transformar novas conexões em novos negócios. O funcionário deve criar o hábito de tirar fotos com qualquer nova conexão que fizer durante a viagem corporativa. Assim, ao fazer contato após a viagem, o colaborador deve incluir a foto para ajudá-los a se lembrar de quem se trata.

 

Viagens corporativas são oportunidades maravilhosas para aprender e expandir os negócios. No entanto, para se manter produtivo tudo deve ser planejado com antecedência, focalizando nos objetivos da empresa.